Leilão da Christie’s oferece vinhos raros como o Châteauneuf-du-Pape em semana marcada pela morte do Papa Francisco
por Redação
A casa de leilões Christie’s está promovendo um leilão online incomum, reunindo algumas das garrafas mais cobiçadas do mundo do vinho, provenientes de coleções privadas raríssimas. Intitulado “Fine and Rare Wines Online: London Edition”, o evento recebe lances até 29 de abril e destaca dois acervos singulares — “The Doctor’s Cellar” e “The Professor’s Cellar” — repletos de preciosidades, incluindo o Domaine de la Romanée-Conti e Châteauneuf-du-Pape.
Entre os lotes de maior destaque, estão caixas com 12 garrafas com valores estimados entre 32.000 e 48.000 libras, e conjuntos com três garrafas de 2004, 2006 e 2008, com valores entre 24.000 e 38.000 libras. São vinhos raros até mesmo para os mais experientes colecionadores, com forte apelo entre investidores e enófilos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
O catálogo inclui mais de 990 lotes, entre eles uma coleção especial doada por um patrono da Royal Opera House de Londres. Toda a arrecadação desta seção será revertida para projetos de conscientização promovidos pela Royal Ballet & Opera School, reforçando o caráter beneficente do evento.
Além da Borgonha e seus Grands e Premiers Crus — representados por nomes como Camille Giroud, Joseph Drouhin, Domaine Faiveley e Clos de Tart — o leilão traz Bordeaux de referência, como Château Latour 2005, Château Mouton-Rothschild e Château Margaux. Há também preciosidades do Vale do Rhône, com safras do célebre La Landonne e o prestigiado Châteauneuf-du-Pape XXL.
LEIA TAMBÉM: Corrida contra tarifas faz exportações de vinho italiano crescerem
Outro destaque é a adega da estação de esqui Skigaarden, na Noruega, com Champagnes de Krug, Bollinger, Charles Heidsieck e Taittinger, além de raridades como Vega Sicilia e Domaine Rousseau.
Entre os italianos mais valiosos estão quatro magnums de Barolo Monfortino Riserva 2013 de Giacomo Conterno (até 5.500 libras), 12 garrafas de Barolo 2013 de Bartolo Mascarello (até 3.000 libras) e um lote de Sassicaia das safras de 2007 a 2009, estimado em até 2.800 libras.