Durante seu pontificado, Papa Francisco valorizou o vinho como símbolo de convivialidade e promoveu uma produção sustentável
por Redação
Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco manifestou apoio contínuo à produção de vinho orientada por valores éticos, sustentáveis e de inclusão social. Em diversas ocasiões, destacou a importância do setor vitivinícola não apenas do ponto de vista econômico e cultural, mas também como ferramenta de promoção da convivialidade responsável e do respeito à Criação.
Em janeiro de 2024, Francisco recebeu mais de 100 produtores italianos em audiência organizada pela Veronafiere, promotora da feira Vinitaly. Na ocasião, reforçou o papel dos viticultores na promoção de práticas ambientalmente responsáveis, do trabalho digno e de hábitos saudáveis de consumo. Citando São Francisco de Assis, o Papa destacou a importância da sensibilidade e da honestidade no cultivo da vinha, como forma de gerar uma “fonte de alegria para o coração do homem”.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Filho de imigrantes italianos do Piemonte, região com forte tradição vinícola, Francisco mantinha uma relação simbólica com a viticultura. Logo após sua eleição em 2013, o então Bispo de Asti presenteou-o com uma garrafa de Grignolino, variedade cultivada por seu avô.
O Papa também apoiou projetos concretos ligados ao vinho e à sustentabilidade, como o “Borgo Laudato Si’”, em Castel Gandolfo. A iniciativa promove o cultivo de variedades resistentes a fungos e envolve pessoas em situação de vulnerabilidade social, conectando a agricultura ao compromisso social e ambiental.
LEIA TAMBÉM: Vinhos italianos mantêm liderança entre não franceses nos leilões de 2024
Francisco reforçou ainda que o vinho, em si, não deve ser condenado, mas compreendido em seu papel cultural e simbólico. Em prefácio ao livro Toma um pouco de vinho com moderação, defendeu a sobriedade cristã como caminho de equilíbrio.
+lidas
Peixe e vinho tinto combinam?
Andaluzia: Conheça a região que produz 80% do azeite espanhol
Conheça a Teroldego, variedade italiana que se adapta ao terroir brasileiro
Itália reage à proposta da UE de incluir o vinho em lista de tarifas contra os EUA
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!